Edifício Chartier, em Porto Alegre: exemplo de beleza e sustentabilidade
Obra da MKS Empreendimentos utiliza a argamassa Pastimont da Sto Brasil na fachada!

Edifício ChartierFotos: Roberta Gewehr

Com projeto da OCA (Oficina da Arquitetura), incorporação e construção da MKS Empreendimentos, o Edifício Chartier é um exemplo de integração com o entorno, valorização dos recursos naturais e facilidade de manutenção. A obra de 2273 m², entregue em setembro de 2019, continua em perfeito estado e contou com a utilização da argamassa Pastimont, da Sto Brasil, para o assentamento das pastilhas na fachada. “O produto e a marca foram escolhidos após uma vasta pesquisa de mercado e um dos pontos que mais chamou a atenção foi a praticidade em usarmos a mesma solução para diferentes fins”, explica o engenheiro Rafael Kopper, da MKS Empreendimentos.

Localizado no Bairro Higienópolis, em Porto Alegre, o edifício possui três frentes graças ao aproveitamento do terreno em forma de trapézio, permitindo que se destacasse do seu entorno. O corpo do prédio se eleva em um volume suspenso por pilotis gerando permeabilidade visual entre as ruas. Os três apartamentos por andar foram distribuídos de maneira que fossem considerados “de frente”. Cada um é uma caixa branca articulada pelo volume da circulação vertical em concreto aparente ripado. Na fachada oeste, as vigas metálicas foram ancoradas na estrutura de concreto para vencer a grande distância entre as sacadas e servirem de trilho para os brises de proteção solar.

EC43

EC14

Segundo Rafael Kopper, como foi utilizado a estrutura metálica em larga escala na fachada, numa linguagem de arquitetura mais industrial, o uso de elementos de cor amadeirada (como os brises de alumínio), serviram de contraponto, para oferecer mais aconchego e naturalidade para essa estética, já que o prédio é 100% residencial. “A utilização das pastilhas se deve a grande durabilidade e menor manutenção quando comparada a pintura preta, que por ser escura perderia a cor muito rapidamente e exigiria reparos constantes”, explica.

Todas as unidades recebem o sol da manhã e possuem balcões ou sacadas, aumentando a entrada de luminosidade, o que proporciona uma melhor qualidade de vida aos moradores. Além disso, há uma cobertura verde acessível aos moradores e que permite o reaproveitamento da água da chuva para irrigação do jardim.

Pastimont, argamassa flexível e super aderente

A linha Pastimont é composta por argamassas colantes coloridas que assentam e rejuntam simultaneamente pastilhas de porcelana, vidro, mosaico e blocos de vidro em áreas internas e externas. Além da qualidade, garante redução de tempo e custo. Isso porque sua aplicação dispensa o intervalo de espera de 72 horas entre o assentamento e rejuntamento das pastilhas. Assim, condensa as operações de mão de obra em uma única etapa.

Outra vantagem da Pastimont é que ela diminui o risco de eflorescência devido ao uso de matérias-primas com baixo teor de sais em sua fabricação. A Sto Brasil disponibiliza duas versões em mais de 20 opções de cores que combinam com qualquer tom das pastilhas:

  • Pastimont Flexível: argamassa destinada para assentamento de pastilhas de vidro, blocos de vidro e mosaicos em áreas internas e externas, incluindo fachadas e piscinas;
  • Pastimont Super Aderente: argamassa destinada para assentamento de pastilhas de porcelana em áreas internas e externas, incluindo fachadas e piscinas.

Sobre a Sto Brasil
Fundada em 1835 na Alemanha, a Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, oferecendo serviços que vão desde a administração do desenho da cor das estruturas até o fornecimento do equipamento para a aplicação de seus produtos.
Presente em 87 países, a Sto Brasil busca constantemente inovação, através de novas tecnologias para aprimorar seus produtos, atendendo mundialmente as necessidades de seus clientes. Empresa disponibiliza para o setor as soluções técnicas dos sistemas que foram desenvolvidos ao redor do mundo. A missão da Sto Brasil, desde sua fundação, é Construir com Consciência, respeitando valores e princípios com qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem os certificados de ISO: 9001, que garantem o atendimento das normas de qualidade em toda sua produção. Acompanhe a Sto Brasil pelo Site, Facebook e Instagram.