Soluções industrializadas são a melhor resposta para manter o conforto térmico das residências e espaços corporativos
As mudanças climáticas, que incluem o aquecimento global, passam a ser cada vez mais percebidas – seja nas ondas de calor ou nos demais fenômenos climáticos, com os extremos do tempo mais frequentes e intensos. Com isso muitas pessoas começam a questionar se as residências estão preparadas para proporcionar o conforto térmico necessário ao seu bem estar.
Soluções como ampliar a ventilação cruzada (com janelas em diferentes espaços e variações de abertura) e o sombreamento (com vegetação, brises, cobogós, telas, gradis e outras técnicas que limitam a passagem do sol, mas permitem a troca de ar) são importantes para garantir conforto térmico no interior dos imóveis, entretanto, diante de uma forte onda de calor não são tão eficazes e não impedem o aquecimento no interior das casas.
O que fica evidente é que as construções no modelo tradicional (em alvenaria) não estão preparadas para estas ondas de calor. Muitas das obras oferecem o conforto térmico suficiente para atender às exigências normativas quando ao utilizar sistemas inteligentes e industrializados, aliados a ventilação cruzada e técnicas de sombreamento, há uma significativa redução do calor no interior das edificações.
Com o tratamento correto das juntas e um bom trabalho do instalador é possível obter um ótimo resultado térmico. Sobretudo com a utilização de produtos normatizados e produzidos com as mais recentes tecnologias desenvolvidas em todo o mundo como as que são disponibilizados no país pela Sto Brasil, que faz parte de um grupo que é líder mundial em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção.
Segundo as normas técnicas, os materiais para a construção devem oferecer funcionalidade e alto desempenho. Para ter o resultado mais efetivo, a Sto Brasil apresenta os sistemas de revestimento de fachadas StoTherm Classic e Next que proporcionam isolamento térmico contínuo, tanto para climas quentes quanto frios, além de estanqueidade à chuva, resistência contra fissuras e liberdade de design para arquitetos e projetistas.
A Sto oferece dois tipos de sistemas de revestimento de fachadas, adequados a todos os tipos de construção mesmo que já estejam prontas, as residências, edifícios residenciais e comerciais podem passar por uma reforma e “upgrade” térmico.
StoTherm Classic: conhecido como “reboco sintético”, foi desenvolvido para construções tradicionais em cimento, alvenaria, etc. |
StoTherm NExT, ideal para construções em Light Steel Frame e Wood Frame, pois um dos componentes deste sistema é o StoGuard – barreira de vapor e umidade. |
Sobre a Sto Brasil
Fundada em 1835 na Alemanha, a Sto é líder em sistemas de revestimentos com isolamento térmico (EIFS) para fachadas, paredes e acabamentos para a indústria da construção, oferecendo serviços que vão desde a administração do desenho da cor das estruturas até o fornecimento do equipamento para a aplicação de seus produtos.
Presente em 87 países, a Sto Brasil busca constantemente inovação, através de novas tecnologias para aprimorar seus produtos, atendendo mundialmente as necessidades de seus clientes. Empresa disponibiliza para o setor as soluções técnicas dos sistemas que foram desenvolvidos ao redor do mundo. A missão da Sto, desde sua fundação, é Construir com Consciência, respeitando valores e princípios com qualidade e sustentabilidade. Por isso, todas as suas instalações possuem os certificados de ISO: 9001, que garantem o atendimento das normas de qualidade em toda sua produção.
No Comment